domingo, 25 de janeiro de 2009

"LIMPANDO A CASA"

"LIMPANDO A CASA"

Texto: Mateus 21:12-13


Intro: Já imaginaram se um empresário chegasse de repente em seu escritório e encontrasse um monte de pessoas diferentes cobrando ingresso dos seus clientes para que eles pudessem entrar na firma, ou talvéz algumas cadeiras e um pessoal vendendo canetas, aparelho de barbear, pente, etc. Qual seria a reação dele? Creio eu que não seria das melhores não é ?
Por isso eu entendo a atitude de Jesus nesta passagem (conhecida como a purificação do Templo), pois Ele chega à casa de Deus e vê o povo usando um espaço reservado para exaltar o nome de Deus sendo usado para proveito próprio. Este trecho nos trás um ensinamento prático para nossas vidas.

Tema: Deus se ira quando profanamos o seu Templo

Sent. Trans. Vejamos quais seriam as maneiras de profanarmos o Templo de Deus

1. Profanamos o Templo de Deus com nossas atitudes. (Mateus 21:12)
* estavam preocupados com sigo mesmos, fizeram do Templo um lugar de ganharem a vida.

a. Jesus encontrou um povo completamente indiferente com as coisas de Deus.

I. Vendiam - como alí era um lugar onde se fazia holocautos alguns se acharam no direito de montar suas barracas para venderam seus animais, para os gentios que alí chegavam. (Josefo um historiador judeu disse que muitos enriqueceram com o comércio de pombos, pois esse era o mais lucrativo tendo em vista que os mais pobres não poderiam comprar um carneiro para ofertar).

II. Cambistas - como havia um imposto de meio ciclo que deveria ser pago ao Templo por ocasião da visita, alguns homens montaram suas barracas para a troca de dinheiro miudo, pois o dinheiro estrangeiro não era aceito para a compra da oferta para expiação, sendo assim, as mesas dos cambistas estavam prontas para trocar dinheiro de qualquer país, desde que com um bom lucro, é claro!

III. Propósito - por causa dos seus interesses vinham para o Templo não para terem comunhão, não para oferecerem sacrifício a Deus, mas sim, para buscar seus próprios interesses.

b. Com qual atitude você vai à casa de Deus? Você vai só para ver o movimento ? Vai por que quer conseguir algumas bênçãos, ou para fazer um investimento financeiro? Ou será que vai por que não tem outra coisa melhor para fazer ?

c. Veja o que Cristo fez (João 2:15) fez um chicote e expulsou todos lá de dentro, de vez em quando Deus tem que fazer uma limpeza dessas em nossas vidas.

2. Profanamos o Templo de Deus quando não fazemos dele um lugar de Adoração. (Mateus21:13)
* Deus deixou o Templo em sua época e depois deixou a igreja hoje com um propósito exclusivo.

a. Reverência - Deus quer que nós cheguemos a Ele com espírito reverente, e reverência quer dizer respeito (Habacuque 2:20).

b. Espírito de Oração - Jesus no v.13 faz uma citação a Isaías 56:7 misturado com Jeremias 7:11, a minha casa será casa de oração.

c. Testemunho - Os ímpios que chegavam ali deveriam ver Deus na atitude das pessoas, e por esse testemunho serem conduzidos a um encontro pessoal e íntimo com Deus. (verdadeira adoração)

3. Profanamos o Templo de Deus quando ele não está sendo um lugar atrativo para o mundo. (Marcos 11:17)

a. O local do Templo destinado aos gentios, para que também estes pudessem adorar a Deus, estava completamente ocupado com mesas, pessoas falando, animais fazendo barulho, suas sujeiras, e por fim o mal cheiro desagradável dos animais.

b. Como os gentios poderiam orar e reverenciar a Deus sendo que o próprio povo de Deus não fazia isso?

c. E como se não bastasse isso, ainda eram explorados financeiramente.

d. Assim a humanidade inteira era ultrajada pela falsa religiosidade daqueles homens que se reuniam naquele local, pois (Marcos 11:17b) para todas as nações.

e. Como será que os não crentes que chegam na igreja para adorar a Deus tem se sentido? Será que eles estão vendo reverência da nossa parte? Será que eles ficam atordoados de tanto barulho, tanta irreverência por parte dos crentes? Será que a pessoa que se senta ao nosso lado tem sentido o bom perfume?

4. Profanamos o Templo de Deus quando não temos zelo por ele. (João 2:17)

a. A indiferença que Cristo viu no coração do seu povo fez com que ele ficasse irado. O Senhor tem zelo por aquilo que pertence a Ele.

b. A bíblia diz que nós somos o Templo do Deus vivo (II Cor. 6:16), Deus tem zelo por sua vida Ele te comprou por um preço muito alto. Como você tem conservado este templo?

I. Fique sabendo Deus tem ciúme por sua vida (Tiago 4:5)

II. Você tem purificado sua vida (I João 3:2-3).

5. Conclusão

a. Vimos 4 atitudes que os religiosos tinham e que profanavam a Casa de Deus, será que não estamos tendo as mesmas com o templo do Espírito Santo, (nossos corpos).

I. Atitudes com nosso corpo. Aquele povo usava a casa de Deus para tirar proveito próprio, será que não estamos usando os nossos corpos para tal? namoro, atrair, profissão, casamento etc.

II. Nosso corpo como adoração a Deus. Deus tem sido glorificado através de nossos corpos? Nossas roupas, nosso falar, nosso andar demonstram uma adoração genuina?

III. Nosso corpo é atrativo para o mundo. As pessoas se sentem bem ao nosso lado? nós temos sempre uma palavra de conforto? nós temos boa apresentação? nós estamos cheirando bem, com o bom perfume de Cristo?

IV. Temos zelo com o nosso corpo. Será que estamos aceitando participar de atividades que estragam e contaminam noso corpo? Sexo ilícito, drogas, glutonaria, festas até muito tarde, etc.

b. Que vamos fazer como resultado deste estudo?

I. Podemos reconhecer que temos conduzido nossa adoração de uma forma errada.

II. Podemos reconhecer que estamos tratando nosso corpo (templo do Espírito Santo) de uma maneira errada e até mesmo pecaminosa, assim precisamos confessar e deixar o nosso pecado.

III. Podemos decidir que nós estamos certos e a Palavra do Senhor errada, e assim continuar cometendo os mesmos erros de sempre e nunca ter uma vida que honra e glorifica o nome do nosso Deus.

Que o Espírito Santo nos conduza na verdade. AMEM!

Nenhum comentário: