quarta-feira, 5 de março de 2008

Jeova-Raah

Jeova-Raah

Salmo 23

Introdução:
O Salmista Davi era pastor de ovelhas. Naquele tempo não existiam cercas, nem se plantava pasto, os rebanhos eram pastoreados a campo, era função do pastor prover: pasto, água, proteção e segurança para as ovelhas. Ele compara Deus com este pastor real, vejamos:

1.- Providencia alimentação v.2a. (Jesus – Palavra)
Deitar-me faz em verdes pastos,
O Melhor – Is 1. 19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.
Jesus é o Pão da Vida – Jo 6. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre;

2.- Providencia Água v.2b (Espírito Santo – Línguas Estranhas)
guia-me mansamente a águas tranqüilas. Jesus tem a água que pode tirar a sede da alma.
Jo 7. 37 E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

3.- Providencia Descanso interior v.3a. (Cura Interior)
Refrigera a minha alma

4.- Conduz por Caminhos direitos v.3b. (Santidade)
guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
O Espírito Santo é o condutor daquele que vive para Deus – Jo 16. 13 Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

5.- Providencia a Proteção v.4
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Deus tem uma infinidade de anjos, que são destacados para a proteção de todo àquele que segue sua Palavra.
Sl 34.7-8 O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
Hb 1. 14 Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

6.- Segurança v.5-6
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.
Deus tem humor aguçado e diz que nos dará uma segurança tão grande que nossos inimigos serão obrigados a nos verem comendo com Ele, sem nada poder fazer contra nós.

Conclusão:
Deus é o Pastor real e verdadeiro, que provê para seu rebanho: Alimento, Água fresca e limpa, Condução por caminhos direitos, Proteção e Segurança.

Como posso ser ovelha deste Pastor, o que preciso fazer para isso se tornar realidade em minha vida?
RECEBER A JESUS COMO SENHOR E SALVADOR!

Nenhum comentário: