domingo, 2 de março de 2008

Introdução: Muito tem se falado a respeito de liderança nos dias atuais. Existem os mais variados cursos e seminários oferecendo treinamento para líderes em todos os setores da sociedade. Todavia, para liderarmos alguém, temos que em primeiro lugar liderar a nós mesmos. Muitas vezes, perdemos a liderança do nosso ser e acabamos conduzidos pelas emoções, o que nos trará prejuízos. Não temos a pretensão de esgotar o assunto, mas de trazer uma contribuição que nos leve a liderar a nossa alma, os nossos sentimentos e pensamentos. Assim sendo, entendemos que quatro coisas são necessárias para que essa liderança seja exercida:


1. Saber quem eu sou em Cristo – (Rm 8:37) a Bíblia diz que em Cristo somos mais que vencedores. Essa vitória nós temos no mundo espiritual, é no Espírito que somos vencedores. Portanto, não podemos querer lutar com outras armas a não ser as espirituais. Muitas vezes, somos tentados a usar de sabedoria humana, as espertezas da alma, o que nos leva à derrota. A liderança de nós mesmos começa exatamente aí, em sujeitarmos a nossa alma ao comando do Espírito Santo. Só serei vencedor se eu aprender a negar a mim mesmo, a controlar as minhas emoções por meio da sujeição ao Espírito Santo.


2. Reconhecer as minhas falhas – (Tg 3:2) em segundo lugar, devemos ter consciência das nossas imperfeições e admiti-las. Liderar a nós mesmos exige esse quebrantamento contínuo que me nos leva a entender que não somos infalíveis e que a cruz de Cristo e o perdão devem estar sempre presentes em nossa vida. Quantas vezes nos endurecemos, e por teimosia permanecemos em posicionamentos equivocados por não querer admitir que estamos errados. Para liderar a alma ao invés de sermos liderados por sentimentalismos é necessário reconhecer as nossas falhas.


3. Lutar pela transformação da minha mente – (Rm 12:2) transformar a mente, renovar a forma de pensamento é algo que só acontece quando lutamos. Mudar uma estrutura de pensamento que foi consolidada durante anos é uma tarefa pesada que precisa da ajuda do Espírito Santo, meditação na Palavra e esforço. É muito mais cômodo para nós permanecermos estribados em cima de velhos conceitos do que nos permitirmos à mudança. A mudança vem somente quando Deus encontra em nós uma disposição mental que permita a realização do novo.


4. Mudar a Atitude – a mente transformada me leva a agir de uma outra forma. A mudança de atitude é o resultado de todos os pontos acima. Por exemplo: situações que me irritavam agora já não me irritam mais. Quando era caluniado, passava as noites sem dormir com a alma dolorida. Agora, minha atitude mudou e não ligo mais para isso. Basicamente, as atitudes são mudadas quando existem duas coisas em nossa vida:


a) Auto-crítica: disposição em revisar as rotas, em corrigir os rumos, em avaliar se o que estou fazendo está correto. Não ter medo de se submeter a julgamento.

Nenhum comentário: