domingo, 3 de fevereiro de 2008

Vou Prosperar Porque Essa é a Vontade de Deus

Vou Prosperar Porque Essa é a Vontade de Deus
Jó 42.2-“Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido”.

INTRODUÇÃO:
O sucesso ou o fracasso na vida de uma pessoa está intimamente ligado ao pensamento de Deus acerca daquela vida.
Quando falamos em sucesso, a imagem que logo nos vem à mente é da pessoa rica, ou poderosa, ou cheia de cultura. Para a sociedade, pensar em fracasso é pensar em uma pessoa pobre, humilde e de pouca cultura. Mas a sociedade está condicionada a uma idéia equivocada de sucesso e fracasso: freqüentemente vemos pessoas ricas viverem perturbados pela ameaça constante de ataques sobre seu patrimônio, pessoas que não conseguem ter certeza quanto às amizades que a cercam (UM PRÍNCIPE EM NOVA-YORK); também é comum o caso de pessoas famosas que reclamam por não poderem viver como pessoas comuns (LADY DY); pessoas de muita cultura chegam ao final da vida decepcionados com o uso que fizeram de toda essa cultura (ENOLA GAY). Por outro lado freqüentemente vemos pessoas humildes gozando plenamente da promessa contida no Salmo 34.8, que diz: “Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia” – pessoas que conseguem ser plenamente felizes apesar das circunstâncias.

Quando o Senhor inclui tua vida em um de Seus maravilhosos projetos, o plano vai acontecer e não há quem possa impedir. O plano de Deus não depende da condição financeira, da importância social, nem do grau de escolaridade. O plano de Deus vai acontecer! (O pastor conferencista Samuel Doctorian conta que Deus fez abrir um seminário numa pequena aldeia no interior do Líbano somente para que ele pudesse se aprofundar no conhecimento da Palavra).
O problema começa quando o sucesso vai chegando e a pessoa vai se afastando de Deus. Quanto mais sucesso, mais longe de Deus. Começa com a desculpa do tempo (não ter tempo para Deus, é viver perdendo tempo!). Normalmente a pessoa nem percebe o que está acontecendo, por isso é tão importante viver em comunhão na igreja.

Entrando na essência da mensagem, olhamos para a vida de um homem chamado Joabe.

1. DEUS CAPACITA OS ESCOLHIDOS. Joabe não foi sempre um general, não foi sempre adulto. Vamos lembrar quando Joabe ainda era uma criança. Deus olhava aquela criança inocente brincando de super-herói e dizia: Eis aí um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! Vou incluí-lo no meu plano. Ele será o braço direito do rei. E o Senhor foi capacitando, promovendo, ensinando. De posto em posto até colocá-lo como comandante-chefe do exército do rei

2. DEUS ERGUE O NECESSITADO. O salmo 113.5-8 fala do poder e da fidelidade de Deus: “Quem é como o SENHOR, nosso Deus, que habita nas alturas; que se curva para ver o que está nos céus e na terra; que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo;”. No caminho do sucesso de Joabe havia muita gente capacitada (só de valentes eram mais que 300, sem falar no valor cultural, social e político), mas Deus já tinha deliberado o sucesso na vida de Joabe. Só dependia se Joabe ia ficar na posição onde Deus o colocou. Deus é fiel! Operando Deus, quem impedirá! Joabe comandou o exército de Davi nas maiores batalhas que já foram mencionadas nas história da humanidade. E venceu todas! Se Deus é por nós, quem será contra nós? Maior é o que está em nós, do que o que está no mundo!
3. QUEM CONFIA EM DEUS FAZ SUA VONTADE. Ao longo de sua carreira de sucesso, Joabe parece que esqueceu de confiar em Deus e passou a confiar em suas estratégias. 2 Samuel 3.27 mostra covardia e vingança: dois componentes abomináveis perante Deus. 2 Samuel 18.12,15 mostra covardia e desobediência: a desobediência é o núcleo de todos os pecados. 2 Samuel 20.9 mostra traição e infidelidade: o pecado de Satanás. Mesmo assim Deus não abandonou Joabe. Em Ezequiel 33.13,14 o Senhor deixa bem claro que a Sua fidelidade não se submete aos caprichos do homem. Gálatas 6.7 (ninguém se engane. Deus não se deixa escarnecer: tudo aquilo que o homem semear, isso certamente ele ceifará!) transporta para a dispensação da Graça a advertência que nunca pode ser abandonada pelo crente. Em 1 Reis 2.31-34 chega a vez de Joabe se encontrar com sus justiça. Eu aprendo com Joabe que nunca vou querer me afastar da vontade de Deus. Enquanto eu fizer sua vontade o meu sucesso está garantido. Deus é Deus de Misericórdia! Com o Senhor ao meu lado eu salto muralhas e derrubo fortalezas. ALELUIA! ALELUIA!

CONCLUSÃO:
A vontade de Deus é que ninguém se perca. O Senhor sabe da dificuldade de cada um aqui. Ele sabe como foi difícil chegarmos até aqui. Ele conhece nossas derrotas. Seja qual for a tua capacitação, o Espírito Santo sabe mais e faz melhor. É preciso entregar a Ele o rumo da embarcação. Joabe chegou aonde chegou porque deixou o Senhor dirigir seus passos e caiu onde caiu porque tirou o Senhor do comando e passou a ser comandado por seus conceitos e opiniões. Hoje o Senhor te oferece uma oportunidade de colocá-lO no comando. Ele que te mostrar qual o projeto dEle em tua vida. Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará! Buscai primeiramente o reino de Deus e a Sua justiça. E as demais coisas vos serão acrescentadas!

Um comentário:

Unknown disse...

Faz todo o sentido! Deus abençoe, Akira.