sábado, 12 de janeiro de 2008

QUER SUCESSO? OBEDEÇA!

QUER SUCESSO? OBEDEÇA!
PASTOR CABRAL



OBEDEÇA À PALAVRA DE DEUS
Samuel, porém, respondeu: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça a sua Palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros”.
I Samuel 15. 22 (nvi)

Obedecer de coração à Palavra de Deus é melhor do que qualquer forma exterior de adoração, serviço a Deus, ou abnegação pessoal. O pecado de Saul foi seguir seu próprio conceito do certo, acima da revelação bíblica. Esse pecado será, também, a base da apostasia final predita para o período que de pronto precede a volta de Jesus à terra (Mt. 24.11, 24; 2 Ts. 2.9-12; 2 Tm. 4.3,4; 2 Pe. 2). O culto, a oração, o louvor, os dons espirituais e o serviço a Deus não têm valor aos seus olhos, se não forem acompanhados pela obediência explícita a Ele e aos seus padrões de retidão (cf. Is. 58.2; 59.2; I Co. 13). (bep)

OBEDEÇA ANTES A DEUS DO QUE AOS HOMENS
Pedro e os outros apóstolos responderam: É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!
Atos 5. 29 (nvi)

Os apóstolos conheciam suas prioridades. Embora devamos tentar viver em paz com todos (Rm. 12. 18), o conflito com o mundo e com suas autoridades é, às vezes, inevitável para um cristão (Jo. 15. 18). Existirão situações em que você não poderá obedecer a Deus e às pessoas. Quando for assim, você deve confiar nas Sagradas Escrituras e obedecer a Deus. Que as palavras de Jesus em Lucas 6.22 o encorajem: “Bem-aventurados sereis quando os homens vos aborrecerem, e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do Homem”. (beap)

OBEDEÇA, RECEBA BÊNÇÃOS E ABENÇOE A OUTROS
E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.
Gênesis 22. 18 (arc)

Abraão recebeu bênçãos abundantes porque não hesitou em obedecer a Deus. Primeiro, Deus conferiu aos descendentes de Abraão habilidade de vencer seus inimigos; segundo, Deus prometeu a Abraão filhos e netos que seriam uma bênção para o mundo. A vida das pessoas seria transformada como resultado do conhecimento da fé de Abraão e seus descendentes. Costumamos pensar em bênçãos como presentes a serem desfrutados. Mas quando Deus nos abençoa, é com o propósito de fazer estas bênçãos transbordarem para outros. (beap)

OBEDEÇA DE CORAÇÃO
Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.
Romanos 6. 17 (nvi)

“Obedecer de coração” significa entregar-se completamente a Deus, amá-lo “de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu pensamento” (Mt. 22.37). Ainda assim, muitas vezes nossos esforços para conhecer e obedecer aos mandamentos de Deus só podem ser descritos como parciais. Como você qualifica a obediência de seu coração? Deus deseja nos dar o poder de obedecer-lhe com todo o nosso coração. (beap)

MULHER, OBEDEÇA A SEU MARIDO
De sorte que, assim como a igreja está sujeira a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido.
Efésios 5. 24 (arc)

Algumas pessoas distorcem o ensino de Paulo, dizendo que ele transfere uma autoridade ilimitada aos maridos, e não podemos concordar com elas. Paulo diz à esposa que ela deve obedecer ao marido. Ora, o fato de um ensinamento não ser muito popular não nos dá o direito de ignorá-lo. De acordo com a Bíblia, o homem é o cabeça da família, e a mulher deve reconhecer a sua liderança. Assim como Jesus serviu a seus discípulos a ponto de lavar-lhes os pés, também o marido deve servir à esposa. Um marido prudente, que ama a Cristo, não tirará vantagem de seu papel de líder, assim como uma esposa prudente, que ama a Cristo, não tentará minar a liderança do marido. Qualquer abordagem errônea causará desunião e atrito ao matrimônio. (beap)

OBEDEÇA A SEU CHEFE
Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. – Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para os homens.
Colossenses 3. 22 e 23 (ara)

Paulo exorta os cristãos a considerar toda mão-de-obra executada como um serviço prestado ao Senhor. Devemos trabalhar como se Cristo fosse o nosso patrão, sabendo que todo trabalho realizado “como ao Senhor” um dia receberá seu galardão (v. 24; cf. Ef. 6.6-8) (bep)
Os empregados devem sempre fazer seu trabalho da melhor maneira possível e serem fiéis e confiáveis, não apenas quando seu empregador ou superior estiver lhes observando. (beap)

OBEDEÇA, NÃO VOLTE PARA O PECADO
Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes. – Pelo contrário, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou é santo.
I Pedro 1. 14 e 15 (ntlh)

Depois de confiarem suas vidas a Cristo, às vezes as pessoas ainda sentem uma queda por seus antigos hábitos. Pedro diz que devemos ser como nosso Pai celestial, santos em tudo o que fizermos. Santidade significa ser totalmente dedicado a Deus, separado para seu uso especial e afastado do pecado e de sua influência. Devemos ser separados e diferentes, não misturados com a multidão; porém não devemos ser diferentes apenas por sê-lo. As qualidades de Deus em nossa vida nos tornam diferentes. Nosso enfoque e prioridades devem ser os dEle. Tudo isso está em contraste direto com os nossos antigos hábitos (1.14). Não podemos nos tornar santos por nós mesmos, mas Deus nos dá o seu Espírito Santo para nos ajudar a obedecê-lo, para nos dar poder para vencer o pecado. Não use a desculpa de que você não pode evitar cair em pecado. Conte com o poder de Deus para livrá-lo do domínio do pecado. (beap)

Nenhum comentário: