terça-feira, 30 de março de 2010

O Homem Luta, Mas É o Senhor Quem Dá a Vitória

O Homem Luta, Mas É o Senhor Quem Dá a Vitória



Texto:
PROVÉRBIOS 19.21: “Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.”

INTRODUÇÃO:

Uma doutrina há muito divulgada no meio das igrejas propõe que Deus só faz o que o homem não pode fazer. Se isso fosse verdade absoluta, Deus não poderia atuar em tantas causas que temos lhe apresentado. Provavelmente essa doutrina nasceu para combater situações onde os homens achavam que podiam ficar entregues à sua própria preguiça, enquanto Deus trabalhava por eles. Para Pedro foi um alívio constatar que o mesmo Deus que ressuscitava mortos e fazia cego ver, também foi capaz de curar uma simples dor de cabeça de sua sogra. O mesmo Deus que andava por cima das águas, era capaz de suprir a fome de uma multidão (Será que nós podemos concordar que trazer sua própria comida era responsabilidade de cada família? E que se fôssemos defender essa doutrina teríamos que discordar desse milagre?).

Decerto que o homem precisa estar disposto a defender seu campo de lentilha com todas as suas forças, mas o que ele nunca pode esquecer é que O MESMO DEUS DAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS É TAMBÉM O DEUS QUE ESTÁ SENSÍVEL AOS PEQUENINOS. O MESMO DEUS QUE ABRIU O MAR VERMELHO PARA O POVO PASSAR, É TAMBÉM O DEUS QUE ABRIU SEU CORAÇÃO PARA ABRAÇAR UM PECADOR ODIADO COMO ZAQUEU.

Para que ninguém duvide do que Ele é capaz, vamos considerar 4 situações onde Deus atuou de modo diferente, mas sempre dando vitória!

1. LEVANTANDO ALIADOS PODEROSOS:

GÊNESIS 14 – Os reis de Sodoma e Gomorra (v 2) resolveram reagir contra o domínio de Quedorlaomer, e a luta ia equilibrada, até que os dominadores resolveram levar cativo o sobrinho de Abraão (v 12). O AZAR DO INIMIGO É QUANDO ELE TOCA NUM PROTEGIDO DE DEUS. Abraão nem quis saber de sua inferioridade numérica, confiou em Deus e foi resgatar o que era seu (v 14). Aí Deus fez com que Bera, o rei de Sodoma, aplicasse sua força em conjunto com Abraão. Mais tarde Bera oferece recompensa a Abraão pela vitória (v 21), mas Abraão sabe que a melhor recompensa vem de Deus!

2. FORTALECENDO O PRÓPRIO HOMEM:

ÊXODO 17.11 – Josué lutava com suas próprias forças, usando o exército que possuía, usando as estratégias militares que conhecia e todos os recursos de guerra a seu dispor. Mas ele não conseguia vencer. QUANTAS PESSOAS QUALIFICADAS FICAM DESEMPREGADAS? QUANTAS MOÇAS BONITAS FICAM SOLTEIRONAS? QUANTOS ATLETAS TREINADOS FICAM FORA DAS COMPETIÇÕES? QUANTOS DOENTES MORREM NAS MÃOS DOS MELHORES MÉDICOS? DE QUE ADIANTA O HOMEM AJUNTAR CONHECIMENTO E RIQUEZA E SE ESQUECER DE DEUS?

João 15.5 mostra a receita. Josué ainda não tinha lido João 15.5, mas ele tinha discernimento espiritual e percebeu que a sua situação melhorava sempre que Moisés estava intercedendo. O que ele fez? Mandou que seus homens de maior confiança se pusessem à disposição de Moisés. A partir daí, a situação mudou.
Para mostrar que não é um caso isolado, podemos citar também a Gideão (JUÍZES 7), que recebeu forças de Deus para derrotar um exército muito mais numeroso.

Também lembramos de Asa, contra os Etíopes (2 CRÔNICAS 14.12).

3. LUTANDO ELE PRÓPRIO NO LUGAR DO HOMEM:

2 CRÔNICAS 20.15-24 – Jeosafá bem que poderia ter enfrentado o exercito reunido dos AMONITAS e dos MOABITAS, mas Deus queria mostrar ao povo que quando Ele entra numa peleja, Ele não depende do homem para nada (ISSO NÃO DEPENDE DO TAMANHO DA LUTA, NEM DA DIFICULDADE. DEUS É DEUS!!).

Neste caso, poderíamos citar várias batalhas, onde Deus mostrou seu poder sem qualquer intervenção do homem: Elizeu (2 REIS 6.16); Ezequias (2 crônicas 32.8,14,21)

CONCLUSÃO:

Seja qual for o teu caso, Deus pode entrar tua causa. Todos os vitoriosos que eu conheço, um dia tiveram que se curvar diante da soberania de Deus.

Se Deus vai levantar aliados para te ajudar, você precisa estar conectado com Deus para identificar quem é esse aliado;

Se ele vai te fortalecer, você precisa estar conectado com Ele para receber seu alimento;

Se ele vai entrar pessoalmente para te dar a vitória, você precisa estar ligado nele para agradecer e glorificar seu nome.

Uma coisa eu sei, você não tem motivo para sair daqui hoje sem tua vitória.