quarta-feira, 5 de março de 2008

Jeova-Raah

Jeova-Raah

Salmo 23

Introdução:
O Salmista Davi era pastor de ovelhas. Naquele tempo não existiam cercas, nem se plantava pasto, os rebanhos eram pastoreados a campo, era função do pastor prover: pasto, água, proteção e segurança para as ovelhas. Ele compara Deus com este pastor real, vejamos:

1.- Providencia alimentação v.2a. (Jesus – Palavra)
Deitar-me faz em verdes pastos,
O Melhor – Is 1. 19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.
Jesus é o Pão da Vida – Jo 6. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre;

2.- Providencia Água v.2b (Espírito Santo – Línguas Estranhas)
guia-me mansamente a águas tranqüilas. Jesus tem a água que pode tirar a sede da alma.
Jo 7. 37 E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

3.- Providencia Descanso interior v.3a. (Cura Interior)
Refrigera a minha alma

4.- Conduz por Caminhos direitos v.3b. (Santidade)
guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
O Espírito Santo é o condutor daquele que vive para Deus – Jo 16. 13 Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

5.- Providencia a Proteção v.4
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Deus tem uma infinidade de anjos, que são destacados para a proteção de todo àquele que segue sua Palavra.
Sl 34.7-8 O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
Hb 1. 14 Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

6.- Segurança v.5-6
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.
Deus tem humor aguçado e diz que nos dará uma segurança tão grande que nossos inimigos serão obrigados a nos verem comendo com Ele, sem nada poder fazer contra nós.

Conclusão:
Deus é o Pastor real e verdadeiro, que provê para seu rebanho: Alimento, Água fresca e limpa, Condução por caminhos direitos, Proteção e Segurança.

Como posso ser ovelha deste Pastor, o que preciso fazer para isso se tornar realidade em minha vida?
RECEBER A JESUS COMO SENHOR E SALVADOR!

Jesus acalma a tempestade

Jesus acalma a tempestade

Texto: Jo 6:16-21

Introdução

Este milagre é também uma parábola. Jesus nunca realizou milagres para agradar o povo, mas atrás de cada milagre estava o PLANO DE SALVAÇÃO.

E assim em cada milagre temos três coisas:

1- Um quadro de pecadores perdidos;

2- Um quadro de um maravilhoso salvador;

3- Um quadro de uma salvação perfeita



I) O ACALMAR A TEMPESTADE

1- O homem pela sua própria força nada pode fazer


II) JESUS PODE VER NAS TREVAS

1- Jesus viu o mundo perdido e sabia que eles precisavam de salvação


III) É necessário receber Jesus de bom grado para chegar ao destino

1- O primeiro resultado é ter paz; Rm 5:1

2- Quem recebe Jesus em seu barco tem segurança

3- Quem recebe Jesus em seu barco, não é condenado, pois nenhuma
condenação há para os que estão em Cristo

domingo, 2 de março de 2008

Introdução: Muito tem se falado a respeito de liderança nos dias atuais. Existem os mais variados cursos e seminários oferecendo treinamento para líderes em todos os setores da sociedade. Todavia, para liderarmos alguém, temos que em primeiro lugar liderar a nós mesmos. Muitas vezes, perdemos a liderança do nosso ser e acabamos conduzidos pelas emoções, o que nos trará prejuízos. Não temos a pretensão de esgotar o assunto, mas de trazer uma contribuição que nos leve a liderar a nossa alma, os nossos sentimentos e pensamentos. Assim sendo, entendemos que quatro coisas são necessárias para que essa liderança seja exercida:


1. Saber quem eu sou em Cristo – (Rm 8:37) a Bíblia diz que em Cristo somos mais que vencedores. Essa vitória nós temos no mundo espiritual, é no Espírito que somos vencedores. Portanto, não podemos querer lutar com outras armas a não ser as espirituais. Muitas vezes, somos tentados a usar de sabedoria humana, as espertezas da alma, o que nos leva à derrota. A liderança de nós mesmos começa exatamente aí, em sujeitarmos a nossa alma ao comando do Espírito Santo. Só serei vencedor se eu aprender a negar a mim mesmo, a controlar as minhas emoções por meio da sujeição ao Espírito Santo.


2. Reconhecer as minhas falhas – (Tg 3:2) em segundo lugar, devemos ter consciência das nossas imperfeições e admiti-las. Liderar a nós mesmos exige esse quebrantamento contínuo que me nos leva a entender que não somos infalíveis e que a cruz de Cristo e o perdão devem estar sempre presentes em nossa vida. Quantas vezes nos endurecemos, e por teimosia permanecemos em posicionamentos equivocados por não querer admitir que estamos errados. Para liderar a alma ao invés de sermos liderados por sentimentalismos é necessário reconhecer as nossas falhas.


3. Lutar pela transformação da minha mente – (Rm 12:2) transformar a mente, renovar a forma de pensamento é algo que só acontece quando lutamos. Mudar uma estrutura de pensamento que foi consolidada durante anos é uma tarefa pesada que precisa da ajuda do Espírito Santo, meditação na Palavra e esforço. É muito mais cômodo para nós permanecermos estribados em cima de velhos conceitos do que nos permitirmos à mudança. A mudança vem somente quando Deus encontra em nós uma disposição mental que permita a realização do novo.


4. Mudar a Atitude – a mente transformada me leva a agir de uma outra forma. A mudança de atitude é o resultado de todos os pontos acima. Por exemplo: situações que me irritavam agora já não me irritam mais. Quando era caluniado, passava as noites sem dormir com a alma dolorida. Agora, minha atitude mudou e não ligo mais para isso. Basicamente, as atitudes são mudadas quando existem duas coisas em nossa vida:


a) Auto-crítica: disposição em revisar as rotas, em corrigir os rumos, em avaliar se o que estou fazendo está correto. Não ter medo de se submeter a julgamento.